quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Programa Mais Educação



O cenário brasileiro há emergência de políticas destinadas à melhoria da educação pública e democrática. Pensando assim, a proposta de educação integral, presente na legislação educacional brasileira, compreende o ser humano em suas múltiplas dimensões e como ser de direitos.
Assim, o marco legal é a Lei Nº. 9.394 /96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que determina que:

a jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola (Art.34) e que o ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.(§ 2º. Idem).

Diante disso, foi criado o Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, visando atender prioritariamente as escolas de baixo IDEB, como também em territórios marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacionais.
Esse programa objetiva oferecer atividades educativas, inspiradas nas ideias de Anísio Teixeira, diferentes daquelas desenvolvidas nas aulas regulares aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas, ampliando assim o tempo e os espaços para em benefício da melhoria da qualidade da educação dos milhares de alunos..
Visando atender às exigências vigentes, o CEEP Felicidade de Jesus Magalhães, comprometido em acompanhar as mudanças educacionais, bem como, integrar diferentes saberes, espaços educativos, pessoas da comunidade e conhecimentos, implantou o programa Mais Educação em 2012, objetivando  construir uma educação que, pressupõe uma relação da aprendizagem para a vida, uma aprendizagem significativa e cidadã, conectada  ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens .
Durante os meses de novembro de 2012 a janeiro de 2013, foram desenvolvidas oficinas, fomentadas nos seguintes macrocampos: Acompanhamento Pedagógico, esporte e Lazer, Cultura e Arte, Cultura Digital; Promoção da Saúde,  cujo objetivo foi   a melhoria da qualidade da educação, da  vida e da saúde  dos adolescentes e jovens.
O colégio, contextualizado com seu projeto político pedagógico, e, em diálogo com a comunidade, escolheu as seguintes oficinas: Letramento, teatro, Xadrez, handebol, Promoção da Saúde, as quais foram   desenvolvidas no contraturno em parceria com estudantes da Universidade do Estado da Bahia- UNEB – CAMPUS IV e com profissionais da comunidade. Dinamizando assim os vários espaços escolares,  priorizando diferentes linguagens,  valorizando  suas vivências, modificando o próprio ambiente escolar e a produção do conhecimento.


Oficina de Handebal

Oficina de teatro

Oficina de handebal

Oficina de letramento





Almoço

Almoço

Diretora, Graciete Oliveira, apresentando o Projeto aos pais

Almoço



Reunião com os pais

Professora Maria Cristina na reunião com os pais

Oficina de Xadrez

Oficina de Xadrez

Oficina de teatro

Oficina de teatro













Escovação


Escovação

Promoção e prevenção á saúde - Higienização

Promoção e prevenção á saúde - Higienização



 

Durante esse período, os alunos passaram mais tempo no ambiente escolar,  experienciaram novas formas de aprendizagem, fortaleceram vínculos, e sobretudo, construíram saberes. 

Depoimento dos alunos acerca do Projeto Mais Educação

 “O projeto foi ótimo, bem atrativo, os monitores competentes, nos ensinaram como é importante trabalhar em equipe. A coordenação do projeto  e a direção da escola lutaram para nos dar conforto e suprir todas as necessidades, principalmente o almoço que era delicioso. Gostei também do título do projeto “ Mais Educação”, pois para mim participar dele foi mais Educação.” (Alisson Duarte 8º ano).

“Gostei muito das oficinas. Aprendi que em todas as atividades que realizamos precisamos ter concentração, silêncio, atenção, força de vontade. Desenvolvi mais o raciocínio lógico.”
 (Gabriela Oliveira 9º ano).

“Achei o projeto muito interessante, pois aprendi muita coisa sobre saúde e higiene, saúde mental. Adorava ir para a quadra jogar handebol, com o teatro aprendi a meditar, bem como a oficina de letramento me ajudou a gostar de ler e fazer redação de maneira divertida.” (Débora Alves 6º ano).

Diante do exposto, fica evidente que o  ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade,ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e sobretudo,  como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade republicana e democrática.

Texto produzido por Maria Cristina Rodrigues Oliveira, professora do CEEP – Professora Felicidade de Jesus Magalhães.
Edição e formatação: Ludmila Neves.


Um comentário:

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